Acessibilidade espacial em espaços abertos urbanos: análise do centro de Santa Maria, RS
Este projeto de pesquisa científica será desenvolvido na graduação, e procura entender as condições de acessibilidade espacial nos espaços abertos da Cidade de Santa Maria, mais especificamente no calçadão da cidade e suas áreas adjacentes. Assim, será desenvolvido um trabalho de aproximação com os usuários do local, a fim de compreender como o espaço público pode contribuir ainda mais com a inclusão social, serão levantadas as necessidades dos diferentes usuários e seus anseios, bem como será realizada uma avaliação física do espaço em relação as condições de acessibilidade. O tema da pesquisa consiste, portanto, num estudo da relação pessoa x ambiente, tendo como objeto empírico o calçadão da cidade de Santa Maria, a partir do aporte conceitual da acessibilidade espacial. A pesquisa será realizada através de métodos de acessibilidade espacial, com aporte da ergonomia e da psicologia ambiental. Espera-se ao final da pesquisa gerar algumas propostas de melhorias nas condições de acessibilidade do Calçadão da cidade de Santa Maria e de suas áreas adjacentes..
Integrantes: Vanessa Goulart Dorneles – Coordenador / Luis Guilherme Aita Pippi – Integrante / Maria Luíza Scharlau da Silva – Integrante / Mariana Miolo de Freitas – Integrante / Silvia Farias – Integrante / Camila Osvald Eleuterio Alves – Integrante / Laline Elisangela Cenci – Integrante.
Link para Download: RELATÓRIO DE PESQUISA DE ACESSIBILIDADE E APROPRIAÇÃO NO CENTRO DE SM
Download do Checklist de Avaliação de Acessibilidade em Espaços Abertos: CHECKLIST ACESSIBILIDADE
Acesse o registro do projeto na UFSM AQUI!
Como referenciar: Como referenciar: SILVA, Maria Luisa Scharlau da; ALVES, Camila Osvald Eleuterio; FREITAS, Mariana Miolo; FARIAS, Silvia; DORNELES, Vanessa Goulart; PIPPI, Luiz Guilherme Aita. Acessibilidade espacial em espaços abertos urbanos: análise do centro de Santa Maria, RS. Santa Maria: PARQUI/UFSM, 2020.