Barreiras à Acessibilidade
VOCÊ SABE O QUE SÃO BARREIRAS À ACESSIBILIDADE?
O conceito de barreiras consiste em "“qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros”. (Lei 13.146/2015)
​
PORTANTO, DEVEMOS TER UM CUIDADO REDOBRADO PARA NÃO CRIARMOS ESTAS BARREIRAS NOS AMBIENTES!
​
Entenda abaixo como podemos classificar as barreiras à acessibilidade:
As barreiras podem ser físicas/espaciais ou atitudinais/sociais
As barreiras físicas e espaciais podem ter três tipos de classificações:
1
LOCALIZAÇÃO
De acordo com o local onde estão localizadas, Há as barreiras em edifícios, em praças, nas calçadas, nos transportes, etc.
2
PERMANÊNCIA
De acordo com o tempo que permanecem ou não presentes. Nesta classificação há as barreiras fixas, que sempre permanecem no local, e as barreiras temporárias, que mudam de posição.
3
ATIVIDADE
De acordo com o tipo de atividade que impedem. Essa classificação corresponde aos componentes de acessibilidade: informação, comunicação, deslocamento e uso.
As barreiras de acordo com a atividade são:
BARREIRAS DE INFORMAÇÃO
O uso incorreto dos pisos guias, geram confusão na orientação espacial e se configuram como uma barreira de informação.
BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO
Se um balcão de atendimento é muito alto, impedindo que pessoas em cadeira de rodas, de baixa estatura ou crianças possam conversar com os atendentes com facilidade, tem-se uma barreia física de comunicação.
BARREIRAS DE DESLOCAMENTO
Estacionar a bicicleta em área de circulação, mas especificamente em rampas dificulta e até impede seu uso por pessoas em cadeiras de rodas. Trata-se portanto, de uma barreira temporária, física de deslocamento que foi gerada por uma atitude de um usuário!
BARREIRAS DE USO
Os mobiliários e equipamentos devem permitir seu uso por quaisquer pessoas, inclusive àquelas usuários de cadeira de rodas. Se não podem utilizar os mobiliários tem-se uma barreira física de uso, prejudicando a usabilidade!
como citar:
DORNELES, Vanessa Goulart. Barreiras à acessibilidade. Disponível em: https://www.neppaufsm.com.br/barreirasaacessibilidade
Publicado em 22/09/2023