top of page
12(2).png

PROJETOS DE EXTENSÃO

CONHEÇA OS PROJETOS DE EXTENSÃO DESENVOLVIDOS PELO NEPPA!

Criança no Psicólogo

BRINCAR E INTEGRAR: AÇÕES DE DESENHO UNIVERSAL NAS ESCOLAS
(Em andamento)

Plantas

PROPOSTA DE PAISAGISMO PARA CALÇADÃO DE SANTA MARIA
(Concluído)

jardineiro

Proposta de Paisagismo para Calçadão de Santa Maria (Concluído)

Este projeto de extensão consiste do desenvolvimento de uma proposta arquitetônica, urbanística e paisagística para requalificação do Calçadão de Santa Maria. O projeto partiu de uma demanda da Prefeitura Municipal da Cidade que quer melhorar suas condições físicas com o objetivo de manter o centro da cidade vivo, pois está preocupada com a situação do calçadão da cidade, em relação ao seu uso, frequência de pedestres e diversidade de comércio. O objetivo da Prefeitura é que o calçadão seja tão atrativo às pessoas quanto os shoppings centers são, e para isto é preciso melhorar suas ambiências formalmente, funcionalmente e ambientalmente. O Curso de Arquitetura e Urbanismo desta forma, irá contribui no desenvolvimento de uma proposta que possa contribuir com os objetivos da prefeitura e, também, proporcione ao local condições de acessibilidade espacial.  Como resultado desta extensão foi realizada apenas um Estudo de vegetação para o Calçadão, uma vez que a Prefeitura desenvolveu o projeto de requalificação do Calçadão em função da pressa para sua execução.

Integrantes: Vanessa Goulart Dorneles – Coordenador / Luis Guilherme Aita Pippi – Integrante / Maria Luíza Scharlau da Silva – Integrante / Mariana Miolo de Freitas – Integrante / Silvia Farias – Integrante / Camila Osvald Eleuterio Alves – Integrante / Mariana Alves Maciel Pasa – Integrante / Filipe Bassan Marinho Maciel – Integrante.

Link para download

Como referenciar: DORNELES, Vanessa Goulart; PIPPI, Luiz Guilherme Aita; ALVES, Camila Osval Eleuterio; SILVA, Maria Luisa Scharlau da; PASA, Mariana Alves Maciel; FREITAS, Mariana Miolo. Proposta de Paisagismo para Calçadão de Santa Maria. Santa Maria: CAU/UFSM, 2020.

mferrovic3a1rio.webp

Revitalização do Memorial do Ferroviário (Concluído)

Este projeto de extensão consiste do desenvolvimento de uma proposta arquitetônica, urbanística e paisagística para Revitalização do Memorial do Ferroviário. O projeto partiu de uma demanda da Prefeitura Municipal da Cidade que quer melhorar seu acesso, criar um espaço de permanência das pessoas e contemplação do memorial e da paisagem circundante. O Objetivo da Prefeitura é que o Memorial do Ferroviário possa ser um espaço urbano com potencial turístico para a cidade de Santa Maria, e um atrativo natural para a população. O Curso de Arquitetura e Urbanismo desta forma, irá contribuir no desenvolvimento de uma proposta que possa contribuir com os objetivos da prefeitura e, também, que valorize o patrimônio histórico. Para isto, o desenvolvimento do projeto irá contar com cinco etapas/metas de trabalho. Primeira: Levantamento de dados (contexto físico e social); Segunda: Síntese das Problemáticas e Potenciais; Terceira: Ação Pública (discussão com a população sobre as problemáticas, potencialidades e diretrizes para a área); Quarta: Propostas Urbanas e Paisagísticas (geração de projeto de arquitetura, urbanismo e paisagismo para a área do Memorial do Ferroviário); Quinta: Finalização (desenvolvimento de material de divulgação e relatórios finais). Como resultados esperados pretende-se realizar um projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico para área que enalteça o valor histórico do bem, permita a apropriação da população e possibilite a contemplação da paisagem natural no local.

Integrantes: Vanessa Goulart Dorneles – Coordenador / Luis Guilherme Aita Pippi – Integrante / Luan da Silva Klebers – Integrante / Henrique dos Santos Daros – Integrante / Laura Heck da Rosa – Integrante.

Link para Download

Como referenciar: DAROS, Herique Santos; ROSA, Laura Heck; KLEBERS, Luan da Silva; DORNELES, Vanessa Goulart; PIPPI, Luiz Guilherme Aita. Revitalização do Monumento ao Ferroviário de Santa Maria. Santa Maria: PARQUI/UFSM, 2020. Relatório de projeto de extensão.

brique-2.webp

Projeto de Interiores da Loja de Artesanatos Santa Maria Criativa (Concluído)

Este projeto consiste no desenvolvimento de um projeto para um espaço comercial para o Brique da Vila Belga, no espaço onde atualmente funciona o CAT – Centro de Atendimento ao Turista de Santa Maria. Neste projeto será realizada uma análise do local, sua adequação física e uma proposta de arquitetura de interiores. A proposta partiu da Associação da Vila Belga que pretende tornar esse espaço, um local fixo na cidade para expor e vender o artesanato local durante toda a semana e não mais apenas durante os eventos de Brique nos finais de semana.

Integrantes: Vanessa Goulart Dorneles – Coordenador / Rhaissa Mix Porto – Integrante / Mariana Alves Maciel Pasa – Integrante / Michelle Campos Morais – Integrante / Paula Ben Olivo – Integrante / Schirlei Stock Ramos – Integrante.

Download do Projeto

Como referenciar: DORNELES, Vanessa Goulart; PORTO, Rhaissa Mix; PASA, Mariana Alves Maciel. Projeto de Interiores da Loja de Artesanatos Santa Maria Criativa. Santa Maria: ARQ/UFSM, 2020.

bottom of page