top of page
10(2).png

Barreiras à Acessibilidade

VOCÊ SABE O QUE SÃO BARREIRAS À ACESSIBILIDADE?

O conceito de barreiras consiste em "“qualquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça a participação social da pessoa, bem como o gozo, a fruição e o exercício de seus direitos à acessibilidade, à liberdade de movimento e de expressão, à comunicação, ao acesso à informação, à compreensão, à circulação com segurança, entre outros”. (Lei 13.146/2015)

PORTANTO, DEVEMOS TER UM CUIDADO REDOBRADO PARA NÃO CRIARMOS ESTAS BARREIRAS NOS AMBIENTES!

Entenda abaixo como podemos classificar as barreiras à acessibilidade:

As barreiras podem ser físicas/espaciais ou atitudinais/sociais

WhatsApp Image 2023-08-24 at 22.18.45.jpeg
Estacionar em frente a rampa de acessibilidade é uma barreira atitudinal que gera uma barreira física e atrapalha muito a rotina das pessoas com deficiência!

Oldair José Pozzobon (aluno da Engenharia Civil UFSM)

As barreiras físicas e espaciais podem ter três tipos de classificações:

1

LOCALIZAÇÃO

De acordo com o local onde estão localizadas, Há as barreiras em edifícios, em praças, nas calçadas, nos transportes, etc.

2

PERMANÊNCIA

De acordo com o tempo que permanecem ou não presentes. Nesta classificação há as barreiras fixas, que sempre permanecem no local, e as barreiras temporárias, que mudam de posição.

3

ATIVIDADE

De acordo com o tipo de atividade que impedem. Essa classificação corresponde aos componentes de acessibilidade: informação, comunicação, deslocamento e uso.

As barreiras de acordo com a atividade são:

WhatsApp Image 2023-08-24 at 22.18.48.jpeg

BARREIRAS DE INFORMAÇÃO

O uso incorreto dos pisos guias, geram confusão na orientação espacial e se configuram como uma barreira de informação.

BARREIRAS DE COMUNICAÇÃO

Se um balcão de atendimento é muito alto, impedindo que pessoas em cadeira de rodas, de baixa estatura ou crianças possam conversar com os atendentes com facilidade, tem-se uma barreia física de comunicação.

WhatsApp Image 2023-08-24 at 22.18.46 (1).jpeg

BARREIRAS DE DESLOCAMENTO

Estacionar a bicicleta em área de circulação, mas especificamente em rampas dificulta e até impede seu uso por pessoas em cadeiras de rodas. Trata-se portanto, de uma barreira temporária, física de deslocamento que foi gerada por uma atitude de um usuário!

BARREIRAS DE USO

Os mobiliários e equipamentos devem permitir seu uso por quaisquer pessoas, inclusive àquelas usuários de cadeira de rodas. Se não podem utilizar os mobiliários tem-se uma barreira física de uso, prejudicando a usabilidade!

WhatsApp Image 2023-09-22 at 17.08.45.jpeg

como citar:

DORNELES, Vanessa Goulart. Barreiras à acessibilidade. Disponível em: https://www.neppaufsm.com.br/s-projects-side-by-side. Publicado em 22/09/2023

bottom of page