top of page
1(5).png

PROJETOS DE PESQUISA

CONHEÇA AS PESQUISAS DESENVOLVIDAS PELO NEPPA

Crianças aprendendo

PROCESSOS PROJETUAIS CENTRADOS NOS USUÁRIOS
(Em andamento - PROJETO CHAPÉU)

20231124_095632_edited.jpg

FABRICAÇÃO DIGITAL APLICADA AO DESENHO UNIVERSAL E ERGONOMIA
(Em andamento)

REBAIXO DO MEIO FIO E PAVIMENTAÇÃO.jpg

ESTUDOS DE ACESSIBILIDADE ESPACIAL NA UFSM
(Em andamento)

imagem para o site.jpg

ESPAÇOS PARA A CRIANÇA
(Em andamento)

LogoPesquisa (1).jpg

ESTUDO DAS NECESSIDADES ESPCIAIS HUMANAS EM DIFERENTES ESCALAS DA ARQUITETURA, URBANISMO E PAISAGISMO NO CONTEXTO DA PANDEMIDA DE COVID-19 
(concluído em 2023)

Relatório Passeios Acompanhados.jpg

ACESSIBILIDADE ESPACIAL EM ESPAÇOS ABERTOS URBANOS: ANÁLISE DO CENTRO DE SANTA MARIA, RS

(Concluído em 2020)

ESTUDOS DE ACESSIBILIDADE ESPACIAL NA UFSM
(EM ANDAMENTO)

imagem para o site.jpg

As diversas transformações no modo de viver da sociedade contemporânea, têm afetado o cotidiano das famílias e por consequência os espaços pensados para as crianças. Diante da relevância dos espaços do brincar na infância, esta pesquisa dedica-se a identificar e analisar os espaços de apoio às famílias destinados para este fim na cidade de Santa Maria - RS a fim de apontar as qualidades necessárias para estes ambientes de acordo com a faixa etária e etapa do desenvolvimento motor e cognitivo. Para tanto, a pesquisa inicia com a revisão bibliográfica e visitas exploratórias nos estabelecimentos comerciais que tenham espaços destinados às crianças. Como segunda etapa, serão definidas as categorias de análise e as estratégias para obtenção e tratamento de dados Posteriormente serão definidos os estabelecimentos e realizada a pesquisa de campo propriamente dita. Com os resultados dos estudos, estruturados a partir de uma matriz de descobertas, pretende-se desenvolver produtos destinados aos espaços infantis utilizando fabricação digital e prototipagem rápida, para que possam ser testados pelos usuários e avaliados pelas pesquisadoras..

Contribua respondendo ao nosso questionário

Processos de projetos centrados nos usuários (em andamento)

Amigos no balanço

Os processos de projeto em arquitetura e urbanismo devem buscar o entendimento das necessidades das pessoas a fim de propor espaços adequados funcionalmente e esteticamente. Estas necessidades e, também, os anseios dos usuários devem servir como fonte de inspiração ou como condicionantes ao projeto. Áreas de conhecimento como ergonomia, psicologia ambiental e acessibilidade espacial proporcionam métodos de entendimento destas necessidades e, portanto, podem colaborar com processos de projetos centrados no usuário. Este projeto individual de pesquisa pretende investigar processos projetuais centrados nos usuários a partir de avaliações de espaços a partir do ponto de vista das pessoas, de atividades de projeto e experiências didáticas, considerando as premissas das três áreas de conhecimento acima citadas. Acredita-se que será possível sistematizar formas de projetar que se adequem às necessidades dos usuários.

Registro da pesquisa na UFSM

ESTUDOS DE ACESSIBILIADE ESPACIAL NA UFSM
(EM ANDAMENTO)

Rampa acessível

Pessoas com deficiência enfrentam diariamente restrições na locomoção e uso do espaço. Na UFSM, existem cerca de trezentos alunos com deficiência que encontram barreiras e obstáculos nos espaços abertos e nas edificações da universidade. Portanto, demonstra-se a necessidade de buscar soluções que possam integrar, incluir e gerar oportunidades para as pessoas acessarem e se deslocarem. O principal objetivo é identificar aspectos prioritários que visam garantir acessibilidade, inclusão e igualdade de oportunidades nos espaços da UFSM, tanto para pessoas com deficiências assim como pessoas com restrições de locomoção. Serão realizados estudos e levantamentos dos elementos passíveis de adaptação espacial, complementarmente às entrevistas e passeios acompanhados com pessoas com necessidades especiais que utilizam os espaços da universidade. Como resultado esperado, busca-se sensibilizar as pessoas e órgãos competentes da necessidade de tornar acessíveis os espaços da universidade a todas as pessoas, proporcionando integração, inclusão, igualdade, qualidade de vida e dignidade.

Registro da pesquisa na UFSM

bottom of page